IATF

IATF - Inseminação Artificial em Tempo Fixo

A Inseminação Artificial em Tempo Fixo, conhecida também pela sigla IATF, é uma técnica que promove a sincronização da ovulação das fêmeas bovinas após a administração de medicamentos em dias predeterminados. Dessa forma, é possível sincronizar um lote de vacas paridas ou novilhas e inseminá-las todas no mesmo dia, sem a necessidade de observação de cio.

Essa técnica possibilita, além da utilização do sêmen de touros europeus, o incremento genético dos bezerros, a melhoria dos índices reprodutivos, a redução do intervalo entre partos e o aumento do número de bezerros nascidos. Com isso, é possível realizar todo o processo de inseminação rápida e organizadamente, também melhorando o manejo das pastagens e racionalizando o uso da mão de obra e das instalações.

Através da IATF é possível promover o Melhoramento Genético do rebanho, além de reduzir a idade ao abate (gado precoce), melhorar a padronização do rebanho e das carcaças e o controle e direcionamento do rebanho. Por isso sua adoção pela pecuária bovina da Fazenda Santa Maria.